segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bandeiras


Quem serão as pessoas por trás das bandeirinhas? Tu, de Lisboa, que não deixaste o nome? O amigo da Noruega, que passeia, vez por outra, por nossas palavras-vitrines, sem, talvez, sequer demorar-se, mas por tempo suficiente para em nós fincar sua significativa bandeira? O leitor, de solidão tão vizinha, em Duque de Caxias, fazendo companhia a nossas palavras-sonhos, como quem tece meias, velando um sono de criança febril? Quem pôs em nossa geografia íntima a insígnia de Espanha? Quem hasteia em nosso brinquedo de contar a flâmula graciosa da Grécia?

Dizem que assim se deu o primeiro contato entre o colonizador e o aborígene, estes dois representantes de universos tão para o outro desconhecido: o português presenteou ao índio com um espelho, o qual, por sua vez, prendou ao homem branco com a floração espontânea de um sorriso. E, assim mesmo, sem palavras, estes seres singularíssimos se comunicaram e conjugaram um precário “nós” pelo breve instante em que habitaram a mesma cena.

...Às vezes, também bem gostaríamos de interagir com o espelho que nos reflete: que imagem terão de nós? Ou encontrarão, por vezes, vocês em nós, palavras-espelho em que ver refletida uma emoção própria?

Sejam todos bem-vindos ao blog, como bem-vindos são quaisquer comentários, mensagens de náufrago para náufrago, que nos sinalize que, sim, há comunicação possível entre ilhas de existir.

Um forte abraço da
Roberta Mendes

2 comentários:

  1. Que delícia de texto. Eu também fico pensando nisso. Talvez a pessoa por trás da Espanha seja a mesma que recentemente decidiu se manifestar no meu sitio. Será? É da Galícia, e já é muito querida. O meu último post foi em homenagem ao visitante do Japão.

    To adorando a sua atividade e interatividade.

    Bjo, Kk

    ResponderExcluir
  2. "...Às vezes, também bem gostaríamos de interagir com o espelho que nos reflete: que imagem terão de nós? Ou encontrarão, por vezes, vocês em nós, palavras-espelho em que ver refletida uma emoção própria?"

    Amiga, como escreves a verdade! Sim, queridos, sois todos absolutamente bem-vindos a nos fazer saber tudo quanto o que pensam deste humilde espaço! Os espelhos - o de dentro para fora e o de fora para dentro - só funcionam se trabalharem juntos!

    "há comunicação possível entre ilhas de existir", portanto, comentem, mandem e-mails, cartas, sinais de fumaça, impressões... beijos expectantes,

    Elis

    ResponderExcluir