sábado, 23 de maio de 2009

GARÇONETE




Pois pensando em coisas várias fui acometida por cheiro de bolo, bolo fresco, feito em tarde de sexta-feira (mesmo sendo uma quinta!), bolo-formiga, com furo no meio e casca bem tostadinha, melada, em tarde de abril... bolo-de-casa-de-mãe, seria o nome desse bolo se fosse eu a nomear-lhe!


Plágio da idéia alheia, dirás! Qual nada! Receita anotada e aplicada sempre que me lembro, ou que sou lembrada, do filme GARÇONETE, despretensioso e delicado e triste e verdadeiro e feminino e curioso... Saio pois, desvairada, dando os nomes que me apetecem a tudo que gostaria de chamar por um nome meu.


Tortas, tortas de comer, tortas para dizer o que não podia estar contido em nenhum outro lugar que não em travessa quente... sentimentos postos à prova do fogo e transformados em delícia!


Tortas, as almas são tortas, não conheci nenhuma por mais reta que não pendesse hora para lá, hora para cá, submetida, enredada, seduzida, quem sabe em demasia, aos afetos que as vão amolecendo sob o calor do desejo! Como não dizer dos caminhos que nunca, em mapa nenhum aparecem lineares... somos todos tão cheios de curvas (rosquinhas de coco açucaradas), grutas (canudos recheados de doce de leite!), descampados (bom-bocado!), florestas (floresta-negra, chocolate meio-amargo que ao tocar a língua faz salivar com o ímpeto de seu gosto flagrante!), planícies irregulares (cocada!!!), profundezas misteriosas (café fresco fumegando!), tão cheios de delícias!


Muitas tortas carregando nomes que só quem as faz e quem as toma para si desejando compartilhar de seu nome o significado, sente-as desmanchar na língua, fazendo revirar os olhos e surgir um sorriso, dando quiçá num abraço. Pois eu igual quero ter um dia alguém que me abrace longamente com a única finalidade que um abraço deve ter, a de abraçar, a de deixar o abraçado ali, bem quentinho, envolvido, acolhido, saciado, feito como quando se toma chocolate quente em noite fria. Ah, que o chocolate é um capítulo à parte!


Humano o apetite, tortuosas as veredas, importa que ao fim da fornada teremos à mesa, nada mais nada menos, que a receita preparada!

Elis Barbosa

3 comentários:

  1. Amiga, e você que vinha me prometendo um bolo...! Vejo que está pronto, servido até mesmo com café fumegando... Está tão gostoso - daqueles que nos fazem juntar os farelos com a ponta gulosa dos dedos...

    - Betinha

    ResponderExcluir
  2. Agora vou ter que ver o filme, e comer o bolo (aí no Rio). Bjos, Kk

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! Amigas! Que delicia! Pois esse fim de semana ficou assim reservado para coisas gostosas, feitas em casa, como textos e bolos... mas comprei mesmo os ingredientes para nossa farra gastronomica, vou pegar hoje com a mamae a receita de massa de pao-de-lo! Ja pensou!

    Beijos lindas!

    p.s. Kk, depois que vir o filme deixe seu parecer aqui eh muito importante! Para o nosso forum "quem viu, vc bem que podia mandar um texto para publicarmos aqui hein? O que tens assistido hein? Escreve e manda por e-mail!

    ResponderExcluir